BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS VISAM COMBATER DEFICIT DE LITERACIA NA PRAIA

O vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia disse que a autarquia praiense quer levar o projeto bibliotecas comunitárias aos bairros, para contribuir no aumento da literacia e melhorar a capacidade de leitura dos jovens e estudantes. Jorge Garcia adiantou estas informações à imprensa, à margem de uma visita guiada do grupo de escritores, no município de Ribeira Grande de Santiago.

Questionado sobre as recomendações que saíram do referido encontro, disse que a constatação feita é que ainda há um deficit na literacia, considerando, neste sentido, a importância dessa geração ter mais gosto pela leitura e implementação de alguns programas visando combater o deficit de leitura no município.

No sentido de resolver esta preocupação, salientou o vereador, a Câmara Municipal da Praia quer apostar na instalação das bibliotecas comunitárias nos diferentes bairros da capital como forma de catapultar a falta da literacia a um outro patamar.

Reconheceu, no entanto, que será um desafio conseguir alcançar esses objetivos tendo em conta o peso que os smartphones e as novas tecnologias de comunicação têm tido e a forma como os mesmos têm sido utilizados, daí a importância de apostar num plano apelativo e que tenha impacto positivo na vida dos estudantes para que os livros físicos sejam mais lidos.

O vereador da Cultura destacou, por outro lado, a necessidade de promoção da literatura e que um dos mecanismos poderá ser o lançamento do concurso literário a nível municipal, que poderá ser concretizado ainda este ano e o mais tardar no início do próximo ano.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *