A ministra da Saúde, anunciou que o executivo está a trabalhar na implementação de um plano estratégico de Saúde digital. O plano propõe soluções de tecnologia e da informação para a gestão e monotorização dos serviços de saúde.
O anúncio foi feito durante o período da tarde da sessão plenária, após a ministra garantir que o Sistema Nacional da Saúde já utiliza as novas tecnologias.
Como exemplo dessa utilização, referiu que no Hospital Universitário Agostinho Neto, os utentes já podem marcar os seus exames, ir fazer a colheita e depois receber os resultados ou via um terminal telemóvel ou via computador.
Filomena Gonçalves, citou ainda a plataforma DHIS2 de recolha e gestão de informações sanitárias que apoia na gestão de funcionamento de todas as estruturas de saúde. Plataforma essa que foi utilizada de forma pioneira na gestão de emissão de certificados de vacina COVID-19.
Conforme argumentou, também vai favorecer a gestão de dados agregados e individuais com finalidade epidemiológica. A plataforma, explicou, possui inter-operacionalidade com outros sistemas de informação.
O governo tem ainda um projecto upgrade do sistema de informação sanitária, prescrição electrónica, receitas electrónicas que segundo a ministra, irá trazer um ganho imensurável ao sistema.
Fonte: Expressos das ilhas // Ad: Redação Tiver