BV HOMENAGEIA EMIGRANTE ANTÓNIO “SANTCHA” PELO SEU GESTO

O emigrante António Santos Neves “Santcha” foi homenageado, este fim-de-semana, em Povoação Velha, Boa Vista, por entre outros feitos ajudar pessoas a emigrar. A iniciativa veio Rádio Rabil Internacional, em parceria com familiares, e apoio da autarquia local.

O som de tambores foi chamariz à população, familiares e amigos que se juntaram na praça de Povoação Velha, no domingo, 14, para homenagear o boa-vistense, emigrante nos Estados Unidos da América, António Santos Neves, mais conhecido por António Santcha que nasceu a 13 de Julho de 1933, em Estância de Baixo.

Em declarações à Inforpress, a filha do homenageado, Maria Neves Leite “Lutchinha”, explicou que, a ideia partiu de Marcelino Santos da Rádio Rabil, que em conversa com o pai que foi marítimo, e ouvindo histórias do grande número de pessoas que ajudou a emigrar sem cobrar nenhum tostão, achou que se deveria prestar-lhe este tributo ainda em vida.

Lutchinha disse ainda que o seu pai foi emigrante na Holanda, e enquanto marítimo percorreu diferentes países do mundo, mas desconhecia a faceta dele em que ajudou muitas pessoas a emigrar, principalmente na carreira Holanda-Dakar. Este facto, contou a filha, veio a descobrir através de Marcelino Santos, pelo que agradeceu pelas muitas mensagens e chamadas de pessoas que, por sua vez, agradecem ao seu pai por isso.

A mesma fonte lembrou que o programa da homenagem começou no sábado, 13, no salão dos Paços do Concelho onde, em cerimónia de recepção do homenageado e familiares, o presidente da autarquia local, Cláudio Mendonça, entregou um quadro de honra a António Santcha comprometendo-se que no mês de Junho, vai colocar uma placa para atribuir a uma rua o nome do homenageado, em Estância de Baixo.

António Santos Neves, mais conhecido por Santcha (nome atribuído devido ao nome da sua mãe que era mais conhecida por Nha Santcha), nasceu em 13 de Junho de 1933, em Estância de Baixo. Com um ano de idade foi viver em São Vicente, depois regressou para Boa Vista, onde conheceu a falecida esposa Joana Brito Neves “Lita”, com quem foi casado durante 63 anos e tiveram nove filhos.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *