CABEÓLICA INVESTE 33 ME PARA AUMENTAR CAPACIDADE DE PARQUE EÓLICOS

A Cabeólica, uma parceria público-privada com financiamento internacional que permitiu instalar em Cabo Verde quatro parques eólicos, prevê investir 33 milhões de euros até 2024 e aumentar em 50% a capacidade de produção instalada.

O projecto prevê instalação de aerogeradores com uma capacidade total de 13 MegaWatts  no parque eólico do monte São Filipe, na ilha de Santiago, duplicando neste caso a produção de electricidade na capital, segundo dados do Governo.

O plano de expansão, que já levou à assinatura, em 23 de Setembro, de um memorando de entendimento entre a Cabeólica e o Ministério da Indústria, Comércio e Energia, prevê ainda a instalação de duas baterias de armazenagem da electricidade produzida nos parques eólicos da empresa, com capacidade de 5 MW, nas ilhas de Santiago e do Sal.

A Cabeólica conta com uma potência instalada de 25,5 MW, com 30 turbinas eólicas distribuídas pelos parques nas ilhas de Santiago (11), Sal (09), São Vicente (07) e Boa Vista (03), pelo que o reforço de 13 MW na Praia representa um aumento de 50% na capacidade total de produção.

Acrescentou que além deste plano de expansão, há outros projectos com produtores independentes já adjudicados, que irão permitir ao país ultrapassar os 30% de penetração de energias renováveis, face aos actuais cerca de 20%.

Os parques da Cabeólica resultaram de um acordo de parceria público-privada, de 2008, entre a InfraCo Africa Limited, o Governo e o grupo estatal Electra, e seis anos depois atingiu o seu recorde, garantindo cerca de 24% da electricidade consumida no arquipélago, tornando Cabo Verde num dos países com a maior taxa de penetração de energia eólica no mundo.

Actualmente, 50% do capital próprio da Cabeólica está nas mãos da AFC Equity Investments, uma subsidiária detida a 100% pela Africa Finance Corporation (AFC), seguindo-se a African Energy Transition, com 44% – adquirida em Outubro de 2021 por aquela empresa do grupo dinamarquês AP Moller Maersk -, pertencendo ainda 3,75% à Electra e 2,25% ao Estado.

Segundo o relatório e contas da Cabeólica o resultado líquido da empresa passou de cerca de 206 milhões de escudos em 2020 para mais de 310 milhões no ano passado. Fonte:

Expresso das Ilhas //Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *