CABO DELGADO: ECLOSÃO DE CASOS SUSPEITOS DA FEBRE TIFÓIDE EM ALERTA

A eclosão de casos suspeitos da febre tifóide está a deixar em alerta a cidade de Pemba, a capital da província moçambicana de Cabo Delgado, ainda saturada com deslocados que fogem de ataques de grupos terroristas. A informação foi avançada por residentes e autoridades.

As unidades sanitárias de Pemba começaram a registar com preocupação nos últimos dias um aumento de pacientes com sintomas suspeitos de febre tifóide, uma doença geralmente associada a baixos níveis socioeconómicos em zonas com precárias condições de saneamento básico.

Milhares de famílias acolheram deslocados de guerra e partilham minúsculos quartos e os escassos alimentos em bairros com deficiente saneamento, agravado com a falta de água potável e condições de higiene pessoal, que se tornaram num cocktail fértil para a doença.

As autoridades sanitárias em Pemba avançam que os casos suspeitos da febre tifóide foram registados em algumas unidades sanitárias na cidade de Pemba, geralmente com os pacientes a apresentarem causas muito parecidas da doença, tosse seca, diarreias e manchas rosadas no troco.

A tifóide continua a ser um problema substancial para a saúde publica em muitos países de baixo e médio rendimento, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo que crianças e adolescentes são as mais afectadas.

Fonte: VOA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *