CABO VERDE LEVA CERCA DE MIL PEREGRINOS AO ENCONTRO DO PAPA

Cabo Verde vai ter a maior participação de sempre na Jornada Mundial da Juventude, que este ano acontece em Lisboa, de 01 e 06 de agosto, com a participação de cerca de mil peregrinos. A informação foi avançada à Inforpress pelo diácono e assistente diocesano da juventude da Diocese de Santiago, José Manuel Vaz.

José Manuel Vaz, afirmou que é a primeira vez que o País regista um número tão grande de inscritos para o maior encontro mundial da juventude.

“Este ano foi um marco, portanto, penso que isso deve-se essencialmente por ser em Lisboa, onde temos facilidade de língua e mesmo a nível de vivência de fé, cultural e também de amizade e cooperação existente entre os dois países”, explicou.

A espectativa, segundo disse, é grande tendo em conta que se trata de um dos maiores eventos juvenis na Igreja Católica, um momento em que os jovens têm a abertura de ir ao encontro do Santo Padre, para o ouvir de forma direta.

“E para a diocese a expectativa é muito maior porque é uma oportunidade também de os jovens se misturarem com outras culturas, outras vivências, com línguas diferentes, mas, sobretudo, de entenderem que tudo isto os une numa só fé, num só Deus, que é o Deus de amor, da paz, da misericórdia”, acrescentou.

De modo que, continuou, a diocese espera que, no regresso, tragam este calor de vivência da fé, a convivência, para que realmente, possa levar o País a um outro rumo, uma expectativa que disse também esperar realizar em 2024, no âmbito do jubileu da juventude diocesana, enquanto um grande marco da celebração dos 500 anos da diocese de Santiago.

A partida para Portugal inicia no dia 25 de julho, sendo que a pré jornada em Fátima acontece de 26 a 31 de julho. Durante a Jornada que acontece de 02 a 06 de agosto, realçou a realização de várias atividades, como vigílias de oração, festivais da juventude e missas diárias, estando o ponto alto reservado para o dia 06, com a missa presidida pelo Papa Francisco

Entre os participantes cabo-verdianos estão jovens, padres, irmãs, estudantes interessados da escola Miraflores, congregação do espírito santo, Diocese do Mindelo, congregação salesiana, além da presença do bispo do Mindelo, Dom Ildo Fortes.

O diácono apontou algumas maiores preocupações, como o local e alimentação nas jornadas que requer elevado custo, e a alimentação nos pós jornada, mas, acredita que junto com Deus, instituições e Governo, vão conseguir cumprir o programa na íntegra, lamentando também o facto de terem batido em muitas portas e não conseguirem respostas

A Jornada Mundial da Juventude Lisboa’2023 acontece sob o lema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” e Cabo Verde tem um custo total de cerca de 105 milhões e 533 mil escudos.

Fonte: inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *