‘’CV TEM UMA BOA GOVERNAÇÃO NA GESTÃO DA COISA PÚBLICA’’-VPM

Cabo Verde tem estado a ser agraciado com financiamento de várias instituições, precisamente por causa da sua avaliação em matéria da boa governação e transparência, mas nada disso impede o Governo de ver que tem desafios a ultrapassar. Garantias do Ministro das Finanças e Vice-Primeiro Ministro, Olavo Correia durante a Comissão de Finanças e Orçamento sobre a Conta de Estado de 2021.

De acordo com Olavo Correia, Cabo Verde é um país bem referenciado no que tange a governação pública, quando olhamos para os índices dos indicadores como liberdade económica e política, índice da transparência, os últimos dados destacam o país com um dos melhores ocupados em África.

Conforme avança, o tribunal de Contas tem emitido um parecer em gestão da coisa pública, e o governo tem estado a trabalhar em relação as várias recomendações, sendo 2021 foi um ano da retoma económica.

Segundo o Ministro das Finanças e Vice-Primeiro Ministro, ao nível da arrecadação de receitas, o documento demonstra a evolução positiva do País com o aumento de cerca de 56% em sete anos, passando de 30 milhões de contos em 2016 para 50 milhões de contos (em 2021), no que toca a dívida fiscal há uma redução nítida da cobrança fiscal, a grande parte da dívida sendo das empresas públicas.

Quanto a prestação de contas das embaixadas e consulados, tiveram melhorias substancialmente, com alguns ainda não vem cumprindo regularmente e já foram notificados pelo tribunal de contas, frisou Olavo Correia apelando a este órgão de fiscalização que atue em conformidade.

Redaçao Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *