CAMPANHA DESPARASITAÇÃO DAS CRIANÇAS

O Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação, FICASE, UNICEF e OMS inicia na próxima segunda-feira, até sexta-feira, a Campanha de Desparasitação às crianças do pré-escolar e do ensino básico obrigatório, com o objetivo de reduzir a carga da infeção pelos parasitas intestinais fazendo com que as crianças cresçam mais saudáveis.

A equipa dos profissionais de saúde em cada Delegacia de Saúde irá se deslocar às escolas do ensino básico e aos jardins de infância para fazer a distribuição dos comprimidos às crianças contando com o apoio dos professores e monitores.

As campanhas de desparasitação começaram deste 2007 e são feitas anualmente, abrangendo crianças dos jardins de infância e alunos do ensino básico obrigatório de 1 a 12 anos de idade.

De acordo com os dados do inquérito sobre a prevalência dos parasitas intestinais realizado em 2012, realizado nas escolas tendo como público-alvo, criança com idade compreendida entre os seis a doze anos, revelou uma prevalência de helmintos de 21% em Cabo Verde.

Refira-se que em todo o mundo há cerca de um bilhão e meio de pessoas infetadas com helmintos transmitidos pelo solo e metade delas são crianças.

As doenças helmínticas podem ser prevenidas e combatidas através de algumas medidas de saúde pública comprovadas, de baixo custo e efetivas, destacando-se o saneamento básico, a higiene do meio, a educação para a saúde e as medidas antiparasitárias.

Fonte: MS // Redação Tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.