Com golo do capitão Ryan Mendes e um gigante Vozinha entre os postes, a seleção Nacional de futebol sénior masculina venceu, na África do Sul, a Eswatini por uma bola a zero. Com este resultado, os Tubarões Azuis reforçam a segunda posição do grupo B, liderado pelo Burkina Faso que joga logo mais ante o Togo.
Em jogo a contar para a quarta jornada de qualificação para o Campeonato africano das Nações 2023, os Tubarões Azuis entraram em campo com a convicção de trazer os três pontos para casa. Ambição conseguida com golo de Ryan Mendes aos 56 minutos, e uma grande penalidade defendida pelo gigante Vozinha no decorrer do minuto 80.
Na verdade, Vozinha, que de pequeno tem só o nome, teve uma exibição de bradar os ceús, sendo o principal responsável em segurar esta pequena vantagem, que tanto custou aos Tubarões Azuis.
Quem acreditava que seria uma tarefa fácil enganou-se redondamente. Após o golo, o adversário “renasceu das chamas” e muito mais perigoso, levando os “heróis de Maputo” a correr, lutar e sofrer por estes três pontos.
Pontos esses conquistados com mão do timoneiro nacional, que após empate a zero em casa, para o jogo de hoje fez várias alterações no 11 inicial.
Cabo Verde ocupa a segunda posição do grupo B de qualificação para o CAN’2023, agora com sete pontos, que é liderado pelo Burkina Faso com nove pontos, menos um jogo.
Eswatini com dois pontos e Togo com um, menos um jogo, ocupam o terceiro e o quarto lugar, respetivamente.
De acordo com o regulamento, qualificam-se para a fase final do CAN’2023, previsto para janeiro de 2024 na Costa do Marfim, as duas primeiras equipas classificadas de cada grupo.
Cabo Verde vai tentar a sua quarta participação numa fase final do CAN, depois das presenças em 2013, na África do Sul, 2015, na Guiné Equatorial e em 2021 nos Camarões.
Redação Tiver