CANCRO DE MAMA PREVALECE COMO CANCRO MAIS DIAGNOSTICADO EM CV

Em 2022 foram diagnosticados 60 casos de cancro de mama nas mulheres, dos quais grande parte estavam em estado avançado. A informação é partilhada pela presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública durante o seminário de promoção de atitudes saúdaveis em relação ao cancro.

Em seu discurso, Maria da Luz Lima ressalvou que o cancro de pulmão tem registado uma descida consideravel, em comparação com o cancro de mama que tem aumentado e preocupado o INSP. Salientou que esta doença afeta tanto homens como mulheres o que demonstra a necessidade do diagnóstico precoce para promover mais saúde à população cabo-verdiana.

A presidente do INSP destacou que os hospitais têm implementado tecnicas que permitem fazer o diagnóstico precoce como a mastologia. Maria da Luz Lima sublinhou que o seminário é uma atividade de sensibilização e reflexão, que visa promover a cidadania e a saúde.

O seminário contou com a presença de Edite Pereira, representante da OMS e Danielson Veiga, bastonário da Ordem dos Médicos. Ambos sublinharam a importância do rastreio precoce e dos cuidados com a saúde para prevenir as doenças oncológicas.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *