Ulisses Correia e Silva, destacou hoje que a Central de Bombagem Hídrica de Santiago é o maior investimento em energias renováveis de Cabo Verde, devido ao impacto significativo que terá. O projeto, integrado no pacote da Global Gateway/EU, representa uma parceria sólida entre Cabo Verde, Luxemburgo e a União Europeia e o Banco Europeu de Investimento.
O Primeiro-Ministro sublinhou a abordagem integrada do Governo na transição energética, visando reduzir a dependência de combustíveis fósseis, criar oportunidades económicas, melhorar a eficiência energética e hídrica, massificar o acesso à energia, desenvolver competências profissionais e promover o empreendedorismo jovem.
Para o governante, o projeto aumenta significativamente a capacidade de armazenagem de ER e viabiliza assim o aumento da capacidade de produção de ER, condição necessária para atingir a meta: ultrapassar 50% de eletricidade produzida a partir de fontes renováveis até 2030, e quase 100% em 2040.
Ainda segundo o executivo, está-se a desenvolver uma abordagem integrada da transição energética, visando a redução da dependência de combustíveis fosseis com impacto na balança de pagamentos e na emissão de carbono, redução da exposição a choques de aumentos de preços internacionais de combustíveis com impactos na balança de pagamentos, na inflação e nas finanças públicas, a melhoria da eficiência energética e hídrica com impacto na atividade económica e na economia familiar., a massificação do acesso à energia às famílias a preços acessíveis, etc.
O projeto, integrado no pacote da Global Gateway/EU, representa uma “parceria sólida” entre Cabo Verde, Luxemburgo e a União Europeia e o Banco Europeu de Investimento.
Fonte: Governo // Redação Tiver