A secretária executiva do Comitê de Coordenação de Combate à SIDA, Celina Ferreira, anunciou que a instituição pretende introduzir o tratamento preventivo do HIV em 2025. O foco será em homens que fazem sexo com homens.
A responsável lembrou que, de acordo com o estudo realizado em 2023, a prevalência deste vírus entre homens que fazem sexo com homens foi estimada em 9,5 porcento (%).
Na mesma linha, disse que cerca de 20 porcento (%) dos homens em Cabo Verde declararam praticar sexo com outros homens em troca de dinheiro, o que aumenta o risco de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), incluindo o HIV.
Celina Ferreira destacou que, além das práticas sexuais desprotegidas, outros factores, como múltiplos parceiros sexuais e o consumo de álcool e drogas, contribuem para o aumento da vulnerabilidade
A secretária reforçou que o uso de preservativos, combinado com lubrificantes à base de água, é fundamental na prevenção do HIV, mas que apenas isso não basta.
Considerou que com o lançamento do tratamento preventivo em 2025, Cabo Verde dará um passo importante no combate à SIDA.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver