CENTENÁRIO DE ARISTIDES PEREIRA PRIMEIRO PR DE CV

Celebra-se hoje, o centenário de Aristides Maria Pereira, primeiro Presidente da República de Cabo Verde após a independência nacional a 05 de Julho de 1975. O ex-presidente faleceu a 22 de Setembro de 2011, em Portugal, vítima de doença prolongada.

Natural da Boa Vista, nascido a 17 de Novembro de 1923, Aristides Pereira foi o primeiro Presidente da República de Cabo Verde independente, cargo que ocupou até às eleições democráticas de 1991, as primeiras eleições livres no país. O papel de Aristides Pereira na história comum de Cabo Verde e da Guiné-Bissau começa com a decisão de emigrar para a Guiné, decorria o ano de 1947.

Após o período caótico que se vivia na Guiné-Bissau seguiu-se uma fase de profunda consciencialização da causa nacionalista das colónias africanas, que culminou com a criação do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). O PAIGC foi fundado a 19 de Setembro de 1956 em Bissau, por Amílcar Cabral juntamente com mais cinco elementos que viriam a ser camaradas de armas de Cabral, entre eles contam-se nomes como Aristides Pereira, Luís Cabral, Fernando Fortes, Júlio de Almeida e Elisée Turpin

O seu papel na luta independentista e a carreira política de Aristides Pereira foram apreciados por vários países: a República da Guiné distingue-o com a medalha de Fidelidade ao Povo (1º grau) e com a medalha da Ordem Amílcar Cabral (1° grau), o Senegal, com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Leão, a Jugoslávia, com a medalha da Ordem da Grande Estrela da Jugoslávia.

Em Moçambique foi condecorado com a medalha da Ordem Eduardo Mondlane (1° grau), em Portugal, com o grande colar da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada e com o grande colar da Ordem do Infante D. Henrique, no Brasil, com o grande colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, em Cuba, com a medalha da Ordem José Marti.

Em Angola, Aristides Pereira recebeu a medalha da Ordem Agostinho Neto e em Cabo Verde, a medalha da Ordem Amílcar Cabral (1° grau).

Fonte: Infopress // Ad: Redaçao Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *