CHINA ALERTA FILIPINAS SOBRE DISPUTA NO MAR DO SUL DA CHINA

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, disse que as relações entre os dois países estão em uma “encruzilhada” e alertou as Filipinas que “devem agir com cautela”.

A China alertou as Filipinas que “devem agir com cautela” após a recente série de disputas no Mar do Sul da China , disse o Ministério das Relações Exteriores de Pequim.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, pediu às Filipinas que recorressem ao diálogo para resolver o que a China considera “sérias dificuldades” nas suas relações no Mar do Sul da China.

A declaração da China ocorre no momento em que os incidentes de brigas entre navios dos dois países aumentaram nos últimos meses.

Numa chamada, Wang disse ao seu homólogo filipino, Enrique Manalo, que se Manila julgar mal ou se associar a forças externas “mal-intencionadas” nas águas disputadas , a China defenderá os seus direitos e responderá resolutamente, de acordo com uma declaração do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China.

O ministério prosseguiu afirmando: “A causa raiz é que as Filipinas mudaram a sua postura política de longa data, renegaram os seus próprios compromissos, continuaram a provocar e agitar problemas no mar e minaram os direitos legais da China.”Descrevendo a ligação com Wang como “franca e sincera”, Manalo disse que eles encerraram a ligação com uma “compreensão mais clara de nossas respectivas posições sobre uma série de questões”, de acordo com a leitura.

Fonte: DW

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *