CHINA VOLTA A TENTAR MEDIAR NEGOCIAÇÕES DE PAZ ENTRE RÚSSIA E UCRÂNIA

O enviado especial da China para a Eurásia, Li Hui, esteve no domingo em Moscovo, onde se reuniu com o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Mikhail Galuzin, naquela que parece ter sido uma nova tentativa chinesa de mediar negociações de paz entre Rússia e Ucrânia.

Fontes citadas pela imprensa chinesa informaram que Li Hui foi a Moscovo para discutir a “crise ucraniana” – termo usado por Pequim para se referir à guerra na Ucrânia – e que o enviado chinês conseguiu que o vice-ministro russo concordasse que o conflito deverá ser, em última análise, resolvido através de negociações entre as partes. 

O comunicado de imprensa oficial divulgado por Moscovo, porém, nada refere sobre a necessidade de recurso à diplomacia, sublinhando apenas que “qualquer discussão de um acordo político e diplomático é impossível sem a participação da Rússia”. A declaração frisa ainda que “os ultimatos” promovidos por Kiev e o ocidente em relação à Rússia apenas prejudicam a perspetiva de um eventual acordo e não podem servir de base à negociação.

Depois da visita a Moscovo, o enviado chinês deverá ainda visitar a Ucrânia, bem como França, Alemanha e Bélgica. Em maio do ano passado, Li Hui fez uma viagem semelhante, sem quaisquer resultados concretos em termos de cedências dos dos lados em conflito.

Fonte: Euronews

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *