CIDADE DA PRAIA CELEBRA 166 ANOS 

A cidade da Praia, capital de Cabo Verde, completa hoje 166 anos de história, desde que a Vila da Praia de Santa Maria da Vitória, fundada em 1858,  foi elevada à categoria de cidade. Desde a sua fundação, Praia tem sido um centro cultural, político e económico do arquipélago, atraindo turistas e investidores de todo o mundo, passando, ao longo dos anos, por diversas transformações.

O seu centro histórico [Platô] preserva construções antigas datadas do século XIX, que contrastam com edifícios modernos e que surgiram nas últimas décadas. A cidade também conta com uma vibrante cena cultural, museus e festivais que celebram a rica herança cultural do país.

Além disso, é o mais importante centro económico de Cabo Verde, abrigando sedes de empresas nacionais e internacionais, bem como instituições governamentais e diplomáticas.

No entanto, tem enfrentado, ao longo dos tempos, desafios como a falta de habitação acessível, a poluição e a congestão do tráfego. Ainda assim, continua a ser um lugar dinâmico e multicultural, onde a história se funde com a modernidade e a diversidade é celebrada. De entre os desafios há também o saneamento, o transporte interurbano e a segurança.

A vila da Praia de Santa Maria surgiu em 1615, quando se deu o início do povoamento de um planalto situado perto de uma praia (praia de Santa Maria).

Através de um decreto de 29 de Abril de 1858, com a elevação do estatuto de vila Santa Maria da Vitória para cidade, Praia ficou definitivamente a capital de Cabo Verde, concentrando as funções de centro político, religioso e económico.

O dia 29 de Abril passou a ser feriado municipal por deliberação da Assembleia Municipal, de 23 de Março de 2018, e publicado no Boletim Oficial II Série nº 43 de 18 de Julho.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *