CODIGO LABORAL: UNTC-CS NEGA TER RECEBIDO CONSULTOR PARA DISCUSSÃO

A UNTC-CS nega ter recebido qualquer consultor para discutir as propostas de alteração ao Código Laboral, após comunicado feito pelo Ministro da Família no passado dia 25. A Secretária-geral desta organização, Joaquina Almeida enfatizou o facto de esta proposta, assim como foi apresentada pelo governo, acarretar custos elevados aos trabalhadores cabo-verdianos.

No âmbito da conferencia feita pela UNTC-CS sobre o assunto em destaque, Joaquina Almeida afirmou que a sua organização não recebeu qualquer consultor para discutir as propostas de alteração ao Código Laboral, destacando que o Ministro da Família apenas falou das licenças de maternidade e paternidade, não mencionando outras que são lesivas aos trabalhadores.

Essa proposta de alteração tem um custo muito elevado para o trabalhador, porque segundo Joaquina Almeida, haverá perda de indemnização e encoraja o patronato a violar os direitos dos trabalhadores.

De realçar que o Governo anunciou no passado dia 25, a sua determinação em alargar as licenças de maternidade e paternidade vigentes nos funcionários públicos aos trabalhadores do regime privado, que se regem pelos contratos de trabalho do Código Laboral. A UNTC-CS diz então que o governo não pode retirar o dinheiro dos trabalhadores para ajudar os idosos e deficientes, utilizando o INPS como um “saco azul”.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *