COMUNIDADE DE CACHAÇO QUE VIVE À MERCÊ DA SORTE DAS CHUVAS

Os moradores da comunidade de Cachaço vivem exclusivamente da pecuária e da agricultura, mas com a falta de chuva têm dependido mais das remessas enviadas por emigrantes dos EUA. Esta localidade fica a cerca de 12 quilómetros da cidade de Nova Sintra.

Inforpress, João Xavier, morador da localidade, contou que vinte da criação de animais há mais de 20 anos, chegando a ser apelidado de “rei do gado”, uma vez que tinha várias cabeças, cujo número exacto não conseguia precisar.

Mas, com os consecutivos anos de seca, disse que viu obrigado a vender alguns dos seus animais, ou então soltá-los.

Benvinda Pinto é outra moradora da zona que confirmou que a maioria das famílias vive da criação de gado, mas que com o decorrer dos anos a situação tem se ficado um pouco mais difícil.

Outra reivindicação deste povoado é a melhoria de condições na estrada de acesso à localidade, que, conforme contou Benvinda Pinto, encontra-se em “péssimo estado”.

Nesta zona, também encontramos Francisco Pinto, emigrante nos EUA, mas que após a reforma decidiu regressar à Brava devido a problemas de saúde, considerando que o ambiente na ilha é “mais propício e favorável” para a sua situação.

Já Mónica da Lomba é uma moradora que não se dedica à criação de gado ou pecuária e que considera que a situação da localidade é complicada, pois, assim como muitos na zona, vive das remessas que familiares emigrantes enviam.

A vida nesta comunidade “não é fácil”, conforme a moradora, que lamenta a falta de atenção por parte das entidades competentes.

Fonte: Inforpress  // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *