CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS NO SETOR CULTURAL E DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, realiza, a partir de 28 até 30 de setembro, uma Conferência Mundial sobre as Políticas Públicas do setor Cultural e Desenvolvimento Sustentável – MONDIALCULT 2022, na Cidade do México.

Esta Conferência Mundial acontece quarenta anos após a primeira edição da MONDIALCULT, no México e 24 anos após a mesma conferência em Estocolmo, Suécia.

Trata-se de uma Conferência Intergovernamental de nível ministerial, categoria II que reúne mais de 100 ministros da Cultura e milhares de profissionais da área para traçar um novo roteiro mundial para as políticas culturais.

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, participa nesta conferência como primeiro orador convidado para uma intervenção na plenária na sessão temática sobra “O futuro da economia criativa”.

Na sua intervenção, o titular da pasta da cultura e das indústrias criativas e presidente da Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO (CNU), irá abordar a necessidade de desenhar um novo modelo de governação cultural, através do envolvimento da comunidade criativa e empresarial, disseminação do conhecimento sobre os mecanismos de valorização, monetização e da propriedade intelectual, o aprofundamento das indústrias criativas como sectores económicos, entre outros.

Esta Reunião Extraordinária acontece no âmbito da operacionalização do “Plano Estratégico de Cooperação Cultural Multilateral da CPLP (2022-2026)” e respetivo “Plano de Ação”, recentemente aprovados pela XII Reunião de Ministros da Cultura da CPLP, realizada a 4 de maio de 2022, em Luanda.

Fonte: Governo // Redação Tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *