Nos últimos tempos, os consumidores têm manifestado crescente preocupação com a alta nos preços de produtos essenciais. Desde legumes e produtos frescos, os aumentos têm sido significativos, impactando diretamente o orçamento das famílias.
O mercado do Platô, na Cidade da Praia, é um ponto central de abastecimento para muitos moradores e tem enfrentado um aumento significativo nos preços dos legumes. De acordo com as vendedeiras, a maioria dos clientes reclama constantemente dos preços elevados dos produtos.
Apesar das dificuldades, algumas vendedeiras apontam que ainda existem produtos cujo preço é relativamente acessível, mas alertam que isso pode mudar.
A mandioca, um dos alimentos básicos na dieta cabo-verdiana, está actualmente a ser vendida por 300 escudos a quilo. O preço é o reflexo directo da escassez de água, dos elevados custos de transporte e da mão-de-obra, que estão sendo impactados pelos altos custos logísticos e pela falta de chuva.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, o Índice de Preços no Consumidor registou algumas variações importantes que indicam mudanças na dinâmica dos preços. Em Julho deste ano, o IPC teve uma taxa de variação mensal de -0,1%, uma redução de 0,8 pontos percentuais em relação ao mês anterior. Apesar desta leve redução no índice geral, a taxa de variação acumulada do IPC foi de 0,8%, sendo 0,3 p.p. superior à observada no mesmo mês do ano anterior.
Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redação Tiver