COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA METROLOGIA E NA AVALIAÇÃO DE CONFORMIDADE

O Ministro da Indústria Comércio e Energia reconheceu, durante um encontro com uma delegação de alto nível do Instituto Nacional, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) do Brasil, que as infraestruturas de qualidade são fundamentais para os desafios de desenvolvimento sustentável do país.

Esta missão a Cabo Verde visa proporcionar ao INMETRO um conhecimento mais detalhado da estruturação e funcionamento dos organismos que já integram ou podem vir a integrar as Infraestruturas da Qualidade do país, bem como recolher contribuições desses mesmos organismos para o projeto de cooperação técnica entre as duas instituições nas áreas de Metrologia e da Avaliação da Conformidade.

“Se nós queremos construir e aumentar a nossa resiliência precisamos de ter infraestruturas de qualidade desenvolvidas e consolidadas. Para isso precisamos ter atividades empresariais diversificadas, sustentáveis e inclusivas. Temos que desenvolver a qualidade nas pequenas, médias e grandes empresas.”

O Ministro Alexandre Monteiro considera esta missão brasileira “muito boa para Cabo Verde visto que o Brasil tem uma vasta experiência na área da metrologia que é uma ferramenta importante, não só para a proteção dos consumidores, mas também a nível das empresas para que haja uma sã concorrência.

Em relação a avaliação de conformidade o Ministro Alexandre Monteiro, frisou que Cabo Verde precisa se desenvolver mais nesta área de certificação de produtos e serviços porque é um elemento igualmente importante para acesso a mercados, interno e externo.

Fonte: MICE // Redação Tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *