Nas últimas semanas temos deparado com um aumento de casos de covid-19 no país, o que levou a diretora nacional de Saúde a deixar o alerta para esse “aumento de forma consistente”. As autoridades de saúde já estão a analisar a possibilidade de estar a circular outro subgrupo da doença no país.
A responsável sanitária lembrou que no histórico da pandemia da covid-19, cujo primeiro caso foi anunciado no país em 20 de março de 2020, não há uma estagnação ao longo dos períodos e nem uma sazonalidade.
Mas por causa do ligeiro aumento do número de casos nas últimas semanas, avançou que as autoridades de saúde já fizeram uma avaliação interna e já reuniram com todos os intervenientes envolvidos na gestão da pandemia, que receberam “de forma serena e tranquila” todas as orientações do novo alerta, para uma “preparação de rotina”.
Apesar de considerar que os números não são de alarme, Ângela Gomes disse que estão a ser acompanhadas as questões relacionadas com os tipos de sintomas, para ver a possibilidade de estar a circular no país um outro subtipo de covid-19, mas avançou que os sintomas são leves.
A diretora nacional de Saúde sublinhou ainda à Lusa que, nesta fase, não foram registados internamentos de forma preocupante e nem óbitos provocados pela doença.
Cabo Verde tinha até quinta-feira 94 casos ativos de covid-19, de um total de 63.445 casos positivos acumulados desde março de 2020, 62.883 casos recuperados e 413 óbitos.
Fonte: Lusa // Ad: Redação Tiver