CRESCIMENTO ECONÓMICO ABRANDA NO QUARTO TRIMESTRE DE 2022

Após dois anos quase sempre a aumentar, o ritmo de crescimento económico de Cabo Verde abrandou no quarto trimestre de 2022. Esta constatação é do Instituto Nacional de Estatísticas, concluindo que o clima de negócios foi desfavorável.

Segundo os dados do Inquérito de Conjuntura aos Agentes Económicos, no quarto trimestre 2022 o indicador de clima evoluiu negativamente face ao mesmo trimestre do ano anterior.

No comércio em estabelecimento, o indicador de confiança continuou com a tendência ascendente, situando-se acima da média da série e a conjuntura no setor é favorável.

Segundo o INE, nos últimos quatro meses do ano anterior, registou-se uma evolução negativa da atividade das empresas, quando comparado com o mesmo período de 2021.

Entretanto, resultados obtidos no trimestre em análise, com base na opinião dos empresários, mostram que as limitações nas suas atividades diminuíram face ao trimestre homólogo, tendo as empresas comerciais sentido menos obstáculos nas suas atividades no período homólogo.

Os empresários cabo-verdianos assinalaram outros fatores e preços de venda demasiado elevados como sendo os principais constrangimentos ao desenvolvimento normal da atividade das empresas comerciais no país.

Entre outubro e dezembro de 2022, verificou-se um melhoramento na atividade das empresas do turismo, quando comparado com o trimestre homólogo, e para este trimestre os empresários perspetivam aumento nas variáveis atividade atual e perspetiva de emprego, evolução nula na perspetiva de emprego.

Fonte: Lusa // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *