CRIADA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS PORTOS DAS ILHAS MACARONÉSIA

O presidente do conselho de administração da Enapor assinou hoje, na Madeira (Portugal), a acta que funda a Associação Internacional dos Portos das Ilhas da Macaronésia. O acordo visa desenvolver e promover o turismo de cruzeiros nas ilhas atlânticas.

Sob a marca Cruise Atlantic Islands (CAI), que junta a Autoridad Portuaria de Las Palmas (APRAM) S.A., a Autoridad Portuaria SC Tenerife e a Enapor – Portos de Cabo Verde, S.A., a criação da nova associação já é tida pelo presidente do conselho de administração da Enapor, Ireneu Camacho, como “iniciativa histórica” que marca “um novo capítulo” na cooperação entre os portos da Madeira, Canárias e Cabo Verde, que representam, actualmente, “um mercado de cerca de três milhões de passageiros”.

Na acta de fundação, a que a Inforpress teve acesso, ficou expresso o reforço das partes na parceria para promover o turismo de cruzeiros nas Ilhas Atlânticas e surge como resultado do reconhecimento da necessidade de aumentar a eficácia e eficiência das quatro administrações portuárias envolvidas.

No documento é citada ainda a troca de informação constante, quer seja estatística, quer dos modelos comerciais, para o desenvolvimento do produto turístico de cada região, assim como para fazer face aos novos desafios na gestão portuária, nomeadamente nas áreas da digitalização e sustentabilidade.

Conforme Ireneu Camacho, a constituição formal da Associação Internacional dos Portos das Ilhas da Macaronésia irá permitir à Enapor “compartilhar e trocar experiências” com outros portos da Macaronésia, e fortalecer as suas estratégias de promoção turística.

“Juntos podemos desenvolver rotas de cruzeiro atractivas, facilitar a conexão entre os diferentes destinos da região e divulgar ao mundo os tesouros escondidos em nossas ilhas, para além de reforçar todo o investimento que tem sido feito na promoção do negócio de cruzeiros em Cabo Verde”, enumerou o presidente do conselho de administração da Enapor.

Para além de procurar as oportunidades de desenvolvimento sustentável do turismo de cruzeiros, a nova associação tem como objectivos gerais, no âmbito portuário e marítimo, a promoção, investigação e formação, assim como desenvolver iniciativas comerciais, sociais e culturais com a finalidade de promover a área Atlântica da Macaronésia (Ilhas Atlânticas), como destino turístico de cruzeiros e, especificamente, os respectivos destinos que integram a associação.

Fonte: Inforpress // Ad: Redaçao Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *