CV: 1,7% DA POPULAÇÃO ADULTA TENTOU SUICÍDIO EM 2023

O II Inquérito Nacional sobre factores de risco das doenças não transmissíveis, focado na saúde mental, mostra que 1,7% da população adulta, com uma incidência mais elevada nas mulheres, tentaram o suicídio em 2023. A ministra da Saúde, classificou esses resultados como “preocupantes”.   

Os dados foram apresentados hoje, durante o lançamento do Ano da Saúde Mental em Cabo Verde sob o lema “Saúde Mental, prioridade e compromisso de todos”. Uma iniciativa que visa destacar a importância crucial da saúde mental para o bem-estar e desenvolvimento integral dos indivíduos, reconhecendo-a como uma área vital da saúde pública na República de Cabo Verde.

“1,7% da nossa população adulta, tenha tentado o suicídio, com uma incidência mais elevada nas mulheres (2,6%), comparativamente aos homens (0,8%). Esta realidade é ainda mais agravante, ao considerar-mos que 3,3% da população adulta ponderou-se seriamente o suicídio no ultimo ano”. – Ministra da Saúde

Com estes resultados, a preocupação intensifica por parte dos envolventes nesta causa, uma vez que 35,1% da população que tentou o suicido, o fizeram no último ano.

 “Dos que tentaram o suicídio, 35,1% o fizeram no último ano. Com uma maior proporção entre os homens (41,2%). Além disso, apenas e só 36% dos que tentaram o suicídio, procuraram atendimento médico, evidenciando uma lacuna significativa nos nossos serviços de apoio”. – Ministra da Saúde

O ano de 2024 será oficialmente designado como o “Ano da Saúde Mental em Cabo Verde”, e nesse período o Governo compromete-se a implementar e reforçar políticas públicas e iniciativas dedicadas à melhoria da saúde mental dos cabo-verdianos. O foco vai estar na prevenção e promoção de um estilo de vida saudável e equilibrado.

 “Promover campanhas de sensibilização sobre a saúde mental, é um dos objectivos da resolução do conselho dos ministros; implementar programas de formação e capacitação proporcionais da saúde mental; reforçar parcerias com organizações não-governamentais, internacionais e entidades religiosas e o mais importante, alocar recursos”. – Primeiro-Ministro

O lançamento do Ano da Saúde Mental em Cabo Verde, contou com a presença de autoridades governamentais, representantes da sociedade civil, profissionais de saúde mental e outros parceiros envolvidos na promoção do bem-estar psicológico da população.

Redação Tiver  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *