CV ASSINOU HOJE ACORDO DE FACILITAÇÃO DE VISTOS COM SUÍÇA

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares assinou, em nome de Cabo Verde, dois acordos com o Conselho Federal Suíço. Um deles permite a facilitação da emissão de vistos.

O primeiro acordo permite, na base de reciprocidade, a facilitação da emissão de vistos para estada de curta duração (90 dias por cada período de 180 dias) e o segundo – de readmissão, que visa melhorar e agilizar os processos de identificação e emissão de documentos de viagem a Cabo-verdianos que permaneçam sem autorização na Suíça, e vice-versa em relação a cidadãos suíços na mesma condição em Cabo Verde.

Os acordos foram assinados esta terça-feira, 1 de março, em Berna, e têm ainda como objetivo fortalecer as relações de cooperação entre os dois Estados em matéria de circulação de pessoas para e nos respetivos territórios, e de migração, particularmente no campo do retorno.

O primeiro acordo assinado, simplifica e adapta ao sistema Europeu a emissão de vistos de curta duração para os Cabo-verdianos que pretendam viajar para a Suíça e vice-versa.

De realçar que os dois Estados mantêm relações de longa data no domínio da migração.

Na Suíça estão cerca de 900 cidadãos Cabo-verdianos, quase todos com autorização de residência ou de estabelecimento.

Fonte: MNECIR / Redação TIVER

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.