As compras públicas em Cabo Verde, já estão a ser realizadas por via eletrónica, através de uma plataforma que foi lançada esta terça-feira. Com a “ecompras” o Governo acredita que vai aumentar a transparência, a segurança e a concorrência.
Segundo ministro das Finanças, do Fomento Empresarial e da Economia Digital, Olavo Correia nenhuma instituição pública vai fazer compras fora dessa plataforma eletrónica, que vai permitir ainda o cumprimento dos prazos, a execução das aquisições públicas de forma transparente e para todo o território nacional.
A plataforma eletrónica da contratação pública, que durante este ano vai funcionar em paralelo com os processos manuais, é um sistema de gestão de negociação web, utilizado para automatizar os processos de aquisições públicas relativamente a bens, serviços e produtos.
Para o diretor geral do Património do Estado e da Contratação Pública, Francisco Moreira, o lançamento da plataforma é um ato histórico e de elevada importância para a Administração Pública cabo-verdiana, que tem dado passos gigantescos e significativos desde 2027.
A decisão para a criação da plataforma eletrónica foi tomada em Conselhos de Ministros em dezembro e anunciada pela ministra de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Janine Lélis, e o quadro legal foi publicado no início do ano.
Redação Tiver