Cabo Verde construiu e reabilitou 124,3 quilómetros de estradas entre 2016 e 2022, num investimento de cerca de 3 mil milhões de escudos. Segundo a fonte governamental, há ainda 68 quilómetros em execução.
Os dados foram avançados no parlamento pala ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, durante uma interpelação do Movimento para a Democracia, indicando que do total de estradas construídas e/ou reabilitadas em seis anos, 46,4 km foram em calcada e 77,9 km em asfalto.
As obras, segundo a ministra, foram financiadas pelo Banco Mundial e pelo Programa de Requalificação e Reabilitação e Acessibilidades, num total de 3.211 mil milhões de escudos.
Eunice Silva destacou algumas obras, como a reabilitação e asfaltagem da estrada Mindelo – Baía das Gatas, em São Vicente, construção e reabilitação da estrada Aeroporto de Rabil – Rotunda das Pedras – Povoação Velha, na Boa Vista, ou ainda construção e reabilitação da estrada Chã de Tanque – Palha Carga – Lagoa – Entre Picos de Redá, em Santiago.
De acordo com a ministra estão em execução 68,4 km de estradas, também em calçada e asfalto em todo o país, e que deverão ficar concluídas ainda este ano, totalizando um valor de 2.125 mil milhões de escudos.
Fonte: LUSA // Ad: Redação Tiver