CV CONTINUA COM VIGILÂNCIA ACTIVA DOS CASOS DE COVID-19

Cabo Verde continua com vigilância ativa dos casos de covid-19 e as medidas preventivas continuam a prevalecer, apesar da declaração da OMS sobre o fim desta pandemia. Este alerta foi dado pela ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, hoje numa declaração publica do governo.

A governante lembrou que Cabo Verde tem conseguido conter e suportar as consequências desta pandemia graças ao reforço dos recursos humanos pelo Sistema Nacional da Saúde, mais capacidade de diagnóstico, capacidade de organização e resiliência interna aliada à ajuda da cooperação internacional.

Reconheceu que, nas últimas semanas, o País tem estado a registar um aumento do número de casos da covid-19, apesar de um período de longos meses com registo de números inferiores a 10 casos por dia, sublinhando que medidas sanitárias, como a alta taxa de vacinação, vigilância ativa dos casos, comunicação de risco entre outros, vão continuar a prevalecer.

Segundo informou, atualmente o País tem uma taxa de vacinação na população adulta elegível de 86,5% com a segunda dose, 39,3% com a dose de reforço, 75,8% dos adolescentes completamente vacinados e 43,6 % de crianças entre cinco a 11 anos estão vacinados com a segunda dose.

Filomena Gonçalves agradeceu a todos os profissionais de saúde que se entregaram de corpo e alma salvando vidas, dando esperança e confiança a todos, tendo apelado a todos os cabo-verdianos no País e na diáspora, bem como a todos os profissionais que continuem nesta árdua tarefa de combate à doença em benefício de todos.

Fonte: Gov // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *