CV DEVE PROCURAR FINANCIAMENTO JUNTO DO MECANISMO EUROPEU

Cabo Verde deve procurar financiamento junto do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz para reforçar a vigilância das suas águas territoriais. A sugestão foi feita pelos parceiros do Grupo de Apoio Orçamental, que inclui a própria União Europeia.

Os parceiros incentivam o Governo a prosseguir o trabalho de reforço do pilar de segurança e defesa da parceria especial UE/Cabo Verde”, lê-se no comunicado final da missão do Grupo de Apoio Orçamental de avaliação de desempenho ao arquipélago, que terminou hoje e incluiu reuniões durante a última semana.

Esse reforço deve ser feito “através do estudo de novas formas de cooperação e no desenvolvimento de programas de equipamento, formação e capacitação, que possam vir a ser financiados através do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz, no sentido de reforçar a capacidade de fiscalização das águas territoriais do país”.

O do Grupo de Apoio Orçamental saudou igualmente o trabalho já desenvolvido para se colocar em funcionamento o Centro Multinacional de Coordenação Marítima, que também prevê um aumento de vigilância, e o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia garantiu hoje total empenhamento para a sua operacionalização.

O centro vai permitir controlar todo o tráfego marítimo internacional na designada Zona G e partilhar informações com os demais quatro centros existentes em África.


A Semana // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *