CV DISPÕE DE 1.600 VAGAS DE AGENDAMENTO DE PEDIDO DE VISTO

A empresa externa que há seis meses processa os pedidos de vistos de Cabo Verde para Portugal vai disponibilizar 1.600 vagas para agendamentos em Março. O  anúncio foi feito pela embaixada portuguesa, que espera reduzir os tempos de espera.

Conforme uma nota divulgada pela embaixada, o agendamento é um passo indispensável para dar início a um pedido de visto. Para o efeito, devem existir vagas disponíveis, que são em número definido em função da capacidade de resposta do sistema a cada momento.

Desde 01 de Agosto de 2022 que os pedidos de visto apenas para Portugal, através da Embaixada de Portugal em Cabo Verde, estão a ser instruídos pela empresa externa VFS Global, em que o objectivo é aumentar a capacidade e implementar o acordo de mobilidade da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, mas a decisão final sobre a atribuição de visto continua a ser das autoridades portuguesas.

Reconhecendo que a procura excede em muito a capacidade dos serviços, a embaixada portuguesa na Praia pretende melhorar a qualidade dos serviços, que ainda têm sido alvo de várias críticas no país, sobretudo por causa de alguma lentidão e por falta de informações ou vagas para agendamento de pedidos de visto.

Na mesma nota a embaixada acrescenta que a Secção Consular na Praia e o Centro Comum de Vistos (CCV, gerido por Portugal e que assegura a emissão de vistos para vários países europeus) disponibilizam actualmente, a cada 15 dias, um conjunto de vagas para agendamento, através do site da empresa VFS Global, para vistos nacionais, e do site E-VISA, para vistos Schengen.

A mesma nota refere ainda que assim, para este mês de Março, haverá para a VFS Global cerca de 1.600 vagas. Para o CCV – Centro Comum de Vistos, estão previstas 1.200 vagas. Isso significa 2.800 agendamentos para igual número de pessoas.

A embaixada alerta igualmente que os agendamentos são feitos diretamente através dos sites da VFS Global e do E-VISA, sendo esses “os únicos sistemas legítimos para o efeito”.

Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *