A Cabo Verde Digital lançou na Cidade da Praia, o Fintech Islandz Hub, o primeiro Centro de Inovação para a indústria Fintech em Cabo Verde. Este vai ser um espaço de diálogo, de formação e de incubação de ideias.
Desenhado para reunir diferentes atores do sistema financeiro, por forma a conectar esses vários stakeholders num ambiente aberto de comunicação e partilha, Fintech Islandz Hub é fruto de uma colaboração do Governo de Cabo Verde, através da Pró empresa, Direção-Geral das Telecomunicações e Economia Digital e a Caixa Económica de Cabo Verde.
Conforme precisou Pedro Lopes, o fintech, dentro das startups, é uma das tendências mais evidentes. Ou seja, há muitas startups de base tecnológica que estão envolvidas na prestação de serviços financeiros.
No entanto, sublinhou, em Cabo Verde, essa tendência tem demorado um pouco a se consolidar, apesar da existência de algumas startups atuando nessa área, devido à alta taxa de bancarização no País.
Por seu turno, o presidente da Comissão Executiva, António Moreira, vincou que Cabo Verde, enquanto pequeno Estado insular de parcos recursos materiais e financeiros, tem a oportunidade nesta área do digital de fazer algo significativo.
O principal objetivo do Fintech Islandz Hub é criar e fomentar um ecossistema Fintech para as ilhas, impulsionando assim o desenvolvimento de novas soluções para o sistema financeiro em Cabo Verde, promovendo serviços de pagamento mais eficientes e acessíveis, massificando a inclusão financeira, e, consequentemente, atrair investimentos internacionais.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver