CV HÁ CINCO ANOS SEM CASOS DE PALUDISMO AUTÓCTONES

Cabo Verde não regista qualquer caso de paludismo autóctone desde há mais de cinco anos. Estes dados foram revelados por ocasião da Comemoração do dia internacional de luta contra o Paludismo que hoje se assinala.

Assinala-se hoje o Dia Mundial de Luta Contra o Paludismo, sob o lema “É tempo de alcançar Zero Paludismo: Investir, Inovar, Implementar”.

De acordo com fontes do Ministério da Saúde, o intuito deste lema é de aumentar a conscientização sobre a necessidade de “implementar” as ferramentas e estratégias que se tem disponíveis hoje para alcançar as populações marginalizadas.

A luta contra esta doença tem sido uma prioridade de Cabo Verde, através de investimentos ao nível de capacitação dos profissionais, investigação, melhores condições laboratoriais para diagnóstico, reforço de equipas de intervenção, elaboração de planos estratégicos, com vista a eliminação da transmissão local da doença.

Conforme a diretora nacional da Saúde, Ângela Gomes, o envolvimento e a assunção de responsabilidade   individual e coletiva tem permitido alcançar ganhos “significativos”, conseguindo cinco anos sem casos autóctones e rumo à certificação da eliminação da transmissão local do paludismo em Cabo Verde.

De salientar que o Dia Mundial de luta contra o Paludismo deste ano tem o enfoque principal em destacar os sucessos dos países na luta contra este mal social, inspirar um novo grupo de países com potencial para eliminar a doença até 2025 e demonstrar que o Paludismo zero está ao alcance de todos os países.

Fonte: MS // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *