CV INVESTIGA TROCA DE PETRÓLEO RUSSO

O primeiro-ministro confirmou as informações divulgadas, na segunda-feira pela agência Bloomberg, que dão conta de uma carga de petróleo bruto russo trocada entre navios-tanque no norte das ilhas de Cabo Verde. Ulisses Correia e Silva diz que as investigações estão em curso.

As declarações do chefe do Governo foram proferidas na tarde desta quarta-feira, em São Vicente, à margem da cerimónia de abertura oficial do curso de agentes da Polícia Municipal.

“Nós estamos a investigar para saber o que é que de facto se passou. Temos uma Zona Económica Exclusiva do tamanho do Texas e maior do que França. Para cobrirmos e fiscalizarmos toda essa zona exige meios que o país não tem disponível, mas temos parcerias e informações para podermos accionar os mecanismos quando forem necessários. Mas ainda estamos a apurar informação para saber exatamente que barcos e em que condições fizeram essa trasfega de combustível”, explica.

De acordo com a Bloomberg, um navio chamado Volans começou a transferir a sua carga de cerca de 730 mil barris para um superpetroleiro gigante chamado Scorpius no sábado. A operação foi concluída cerca de 35 horas depois.

O portal sugere que novos locais estão a ser procurados para uma actividade que tem causado preocupação entre os reguladores.

Fonte: EI // Ad: Redação tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *