O Observatório Nacional do Tráfico de Pessoas (ONTP) apresentou esta quarta-feira, 14 de maio, os novos materiais de procedimentos operacionais para reforçar a resposta institucional ao tráfico de seres humanos no país. A cerimónia de entrega contou com a presença de autoridades nacionais e representantes internacionais.
Segundo a presidente do Observatório Nacional do Tráfico de Pessoas (ONTP), Elisa Fontes, a elaboração deste conjunto de materiais, partiu do reconhecimento da complexidade do crime, da sua difícil identificação e do facto de ocorrer, na maioria das vezes, na clandestinidade.
Por seu lado, a embaixadora dos Estados Unidos em Cabo Verde, Jennifer Adams, reforçou o compromisso do seu país na luta contra o tráfico de pessoas, sublinhando que se trata de um crime que transcende fronteiras e afeta indivíduos de todas as idades e origens.
Por sua vez, a ministra da Justiça, Joana Rosa, alertou para a vulnerabilidade do país, apontando a prostituição infantil, como uma realidade preocupante que exige políticas públicas fortes, articuladas e centradas na dignidade humana.
Os materiais passam agora a ser utilizados por cerca de 60 entidades envolvidas na prevenção, identificação e assistência às vítimas em Cabo Verde.
Redação Tiver