CV REGISTOU 3549 CASOS DE MORTE POR AVC EM 10 ANOS

A 29 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral, a principal causa de morte em Cabo Verde e uma das mais recorrentes razões de sequelas e incapacidade no mundo. Nos últimos 10 anos, o país registou cerca de 3549 casos de mortes.

O AVC é uma condição que ocorre quando a circulação de sangue para o cérebro é interrompida de alguma forma, impedindo que o órgão obtenha nutrientes e oxigénio, causando assim, morte numa pessoa. A directora nacional da Saúde, Ângela Gomes, avançou que o Acidente vascular cerebral é a principal causa de óbito de incapacidade de um indivíduo, nos países onde há uma esperança média de vida muito alta.

Em 10 anos, o país registou mais de 3500 casos de óbitos relacionados ao AVC, o que traduz numa média de 200 aos 300 casos de mortes em um ano.

Os sintomas mais comuns são paralisia de um lado do corpo, dificuldade para falar, desequilíbrio, vertigem, alterações da visão e da sensibilidade. O AVC tem fatores de risco como a diabetes e a hipertensão arterial, o sedentarismo, alimentação inadequada, consumo abusivo do sal e do álcool, a obesidade entre outros fatores.

É de realçar que a data foi criada para conscientizar a população sobre os factores de riscos, sinais de reconhecimento e formas de prevenção e  reabilitação.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *