CV TEM UM AUMENTO EXPONENCIAL DE USO DE DROGAS

O psicólogo Jacob Vicente, alertou hoje, que Cabo Verde tem vindo a registar um aumento exponencial de uso de drogas. A pressão dos colegas, o sofrimento emocional, ansiedade, pobreza estão entre alguns fatores intervenientes.

O consumo de drogas ilícitas entre adolescentes tem aumentado nos últimos anos e, paralelamente, tem sido evidente um aumento dos problemas e comportamentos de risco típicos da adolescência dos cabo-verdianos, resultando em graves e múltiplas consequências que podem gerar, conforme avançou o psicólogo Jacob Vicente.

“há um aumento exponencial do uso de drogas, “que está ao olho de todos”, adveniente também do nível de pobreza das famílias e de outras variáveis sociais e psicológicas.

Estamos num país em que mais de 70 por cento (%) de família é monoparental e com um nível de desemprego extremamente elevado.  Quando fazemos o cruzamento dessas variáveis, constatamos que não temos nada em termos de políticas públicas que apontem para uma diminuição do uso das drogas, do álcool ou de outros fenómenos “. – Jacob Vicente.

Em relação ao consumo de álcool em Cabo Verde, Jacob explica que é estrutural, e que desde de 2011 um estudo revelou que crianças de 11 anos, consumiam álcool em alguns bairros da cidade da Praia.

Segundo ele, o país está em uma situação extremamente preocupante em relação ao nível da saúde mental, revelando que segundo o relatório da OMS, essa situação pode agravar-se ainda mais.

“Cabo Verde tem um nível de depressão que se compara a nível mundial, estamos entre os primeiros na África e no mundo, em termos per capita. Quando temos um país com uma vulnerabilidade psico-emocional dos jovens muito flagrante podemos esperar que os próximos anos sejam muito comprometido”. – Jacob Vicente.

Jacob Vicente aproveitou a ocasião para chamar a atenção os profissionais, governo e entidades sobre essa temática, uma vez que os jovens estão cada vez mais vulneráveis.

Redação Tiver  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *