CV TERÁ CARREGADORES PÚBLICOS PARA CARROS ELÉCTRICOS  

Todas as ilhas de Cabo Verde deverão dispor de carregadores públicos de carros eléctricos no início de 2024. O anunciou foi feito pelo ministro de Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro.

Alexandre Monteiro avançou que vão implementar uma rede de infra-estruturas de recarga a nível de todas as ilhas: são cerca de 40 postos”, sob a concessão Tracções Eléctricas de Cabo Verde (TECV), alguns de carregamento rápido e a maioria semi-rápido, indicou.

Estes postos públicos vão complementar outros de iniciativa privada que já começaram a surgir no arquipélago.

Até final de Novembro, serão instalados mais 12 postos na ilha de Santiago e até final do primeiro trimestre de 2024 haverá dez postos em São Vicente, oito no Sal, três na Boa Vista, dois em Santo Antão e um em cada uma das ilhas de São Nicolau, Brava, Fogo e Maio.

Em Julho, a iniciativa estatal já havia lançado o seu primeiro posto público, na ilha do Sal, mas com menor capacidade, sem a função de carregamento rápido ontem aberta.

Segundo Alexandre Monteiro, já há cerca de 200 carros eléctricos no país de meio milhão de habitantes e o objectivo é acompanhar a nova tendência de mobilidade, ao mesmo tempo que Cabo Verde implementa um plano para diminuir a dependência dos combustíveis fósseis.

O Governo pretende que, até 2025, 30% da electricidade da rede tenha origem renovável e que essa percentagem suba para 50% até 2030.

Fonte: EI // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *