D.ARLINDO APELA AOS JOVENS A PARTILHAREM OS SEUS PROBLEMAS

O cardeal Dom Arlindo Furtado, pediu aos jovens para se aproximarem da igreja, dos padres e da comunidade cristã para partilhar os seus problemas. Segundo o cardeal D.Arlindo, só assim se pode evitar a sobrecarga do dia-a-dia, o stress e a depressão.

“Vivemos numa sociedade muito secularizada e temos muitas ideologias, propostas e experiências de vida que afastam os jovens da Igreja. Os jovens, como são cheios de energia e confiam em certas filosofias, ideologias e ideias, pensam que são omnipotentes e que não precisam de conselhos e nem orientação de ninguém”, afirmou D.Arlindo Furtado.

O bispo da Diocese de Santiago, que falava à imprensa sobre o tema depressão e o que a Igreja pode fazer para ajudar, afirmou que a missão da família cristã é apoiar, escutar, aconselhar e propor caminhos de vida com base na palavra de Deus.

Os jovens de actualidade, conforme Dom Arlindo Furtado, confrontam-se com desilusões e frustrações e ficam desamparados porque não estão habituados a ouvir, a escutar, a reflectir e a receber a partilha.

É preciso, segundo disse, que todos ganhem coragem para saber partilhar e aconselhar-se, sobretudo, com os mais velhos que viveram muitas experiências e que com os seus ensinamentos e desilusões conseguiriam ultrapassar os “maus momentos”.

O cardeal Dom Arlindo Furtado aconselha ainda os jovens a abrirem-se com “humildade” e a pedirem “luz” para que não caiam em depressão.

Assinalou, também, que em todas as paróquias os padres devem ter um dia para atender qualquer pessoa que queira ser ouvida, seja ele cristão ou não.

Dom Arlindo Furtado apela aos jovens a aproximarem-se do padre, não para confessar se não quiserem, mas para falar e desabafar, pois, conforme disse o que for dito a este, enquanto representante da Igreja, ninguém poderá saber.

Fonte: Inforpress // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *