A depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui de forma importante para a carga global de doenças, visto que segundo a OMS, afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo, mas que ainda é vista como um tabu. Conforme o presidente da Associação “A Ponte”, José António dos Reis, dos 3.7 % da população cabo verdiana que já teve a ideação suicida deve-se a depressão ou outros transtornos mentais.
A depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui de forma importante para a carga global de doenças. No pior dos casos, pode levar ao suicídio.
A Associação A Ponte, em Cabo Verde está há mais de vinte anos desenvolvendo atividades, como intervenções nas comunidades, escolas, empresas, nos estabelecimentos prisionais, e inclusive no gabinete de apoio psicossocial da associação onde fazem atendimentos às pessoas de todas as idades e encaminhamento de casos que requerem outro nível de intervenção, já atendeu casos de pessoas que tiveram alguma vez a ideia suicida, avança o psicólogo clínico e Presidente da Associação A Ponte José António dos Reis, em conversa com a nossa equipa de reportagem.
Se for um caso de ter uma ideia de se matar uma das formas do atendimento emergencial é de aconselhar a pessoa a procurar apoio de forma direta para colocar a sua situação, as suas preocupações, os seus problemas.
José António dos Reis, afirma que dos 3.7 % da população cabo verdiana que já teve a ideação suicida por causa da depressão ou outros transtornos mentais, uma parta ínfima não procura apoio e procurar um apoio personalizado onde a pessoa pode expressar o seu sentimento, sentir-se acolhida e compreendida é fundamental, para evitar um eventual desfecho, que será o acto suicídio.
A depressão contribui em termos de número um total de 70% das pessoas suicidam por problemas de natureza mental, transtornos mentais. Um número que para José António Dos Reis, precisa ser combatido e trabalhado no sentido de reduzir a incidência e a prevalência de depressão na sociedade cabo verdiana. Haver maiorpromoção de saúde mental, promover as capacidades das pessoas, de maneira a saberem melhor gerir as suas emoções, enfrentar as situações de crise, e isso passa por empoderamento das pessoas, visto que as mesmas têm capacidades em si próprias, mas muitas vezes não sabem explorá-las. A saúde mental tem essa vertente dedespertar as pessoas.
A depressão pode causar à pessoa afetada um grande sofrimento e disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar. De relembrar que o dia 13 de janeiro, marca-se o Dia Mundial do Combate à Depressão.
Redação TIVER