O dia 27 de março é dia da Mulher cabo-verdiana. A data é celebrada tendo em vista a promoção do bem-estar social, económico e cultural da mulher e a meta maior é a proteção das famílias e da sociedade cabo-verdiana em geral, através da defesa e promoção dos direitos da mulher.
Um momento de celebração, de reconhecimento do papel da mulher cabo-verdiana, mas sobretudo uma efeméride que instiga a uma reflexão profunda sobre os desafios que as mulheres ainda enfrentam em Cabo Verde para a realização dos seus direitos e aspirações enquanto seres humanos e enquanto cidadãs.
A imagem que a mulher cabo-verdiana tem vindo todos os dias a mudar, mas a manter a sua essência. Muda-se nas fragilidades, tornando-se uma mulher cada vez mais moderna, competente, fator de qualidade, capaz de assumir as suas responsabilidades, com menos atitudes machistas e cada vez mais consciente do seu papel fundamental na construção nacional.
O Dia da Mulher Cabo-verdiana corresponde ao dia do surgimento da OMCV, Organização das Mulheres de Cabo Verde, em 1981. Uma organização que surgiu com o propósito de dar a voz às mulheres cabo-verdianas.
Redação Tiver