Em Cabo Verde, foram diagnosticados 10 casos de cancro infantil. Os dados foram hoje, divulgados pelo Hospital Agostinho, por ocasião do Dia Internacional do Cancro Infantil que adere a uma campanha a nível global cujo objetivo também é educar a sociedade civil sobre o tema
Educar a sociedade civil, salientando os desafios que as crianças e jovens, bem como suas famílias, enfrentam, para além de incidir sobre a importância de haver um acesso fácil e universal aos cuidados de saúde em todo o mundo.
Este ano, presta-se homenagem ao impacto positivo das famílias e prestadores de cuidados sobre a vida das crianças e adolescentes com cancro. Anualmente, mais de 400.000 crianças e adolescentes com menos de 20 anos são diagnosticados com cancro.
Em cabo Verde, segundo os dados do Hospital Agostinho Neto, em 2021 foram diagnosticados 10 casos de cancro infantis.
No adulto, o desenvolvimento do cancro está geralmente associado a estilo de vida e factores de risco ambiental, entre outros. Já na criança o surgimento do cancro costuma ter relação com erros de formação, e os tumores predominantemente de natureza embrionária.
Como as células estão em crescimento, os tumores em crianças se desenvolvem rapidamente, colocando em destaque a importância da realização de um diagnóstico precoce.
No Mundo em cada 3 minutos uma criança morre com esta doença. O diagnóstico precoce e a melhoria do acesso aos cuidados podem salvar mais vidas.
Neste sentido, o objetivo da Iniciativa Global contra o Cancro Infantil da OMS é eliminar toda a dor e sofrimento das crianças que lutam contra esta doença e alcançar pelo menos 60% de sobrevivência para todas as crianças diagnosticadas com cancro em todo o mundo até 2030.
Fonte: HAN // Redação Tiver