Celebra-se hoje, 9 de março, o Dia Mundial do Rim em mais de 800 localidades em todo o mundo. A data tem como objetivo chamar a atenção para a necessidade de proteger e cuidar dos pacientes renais.
O objetivo desta data, criada pela Organização Mundial da Saúde, em 2006, é consciencializar a população mundial para a importância do rim na saúde do Homem e reduzir a ocorrência de problemas de saúde ligados a doença renais.
Quando alguma doença ou condição de saúde são prejudiciais para as funções renais e causam lesões nos órgãos, pode ser o começo de uma doença renal crônica. A diabetes, a hipertensão e a obesidade compõem os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença renal crônica.
O tratamento varia desde medidas apenas preventivas, ação direta nas complicações que a doença renal avançada traz, até medidas de substituição dos rins, iniciada quando os rins, sozinhos, já não conseguem mais manter o organismo funcionando normalmente e sem sintomas.
Em Cabo Verde a doença renal crónica constituiu uma das causas de evacuação de doentes para Portugal, mas desde 2014 com a inauguração do primeiro Centro de Dialise no HAN, interrompeu-se a evacuação de doentes com doença renal crónica para Portugal passando a oferecer tratamento de dialise no país.
Neste momento o país tem dois centros de tratamento de dialise sendo um na Praia e outro em São Vicente, este ultimo respondendo às necessidades de pacientes da região norte do país.
Redação Tiver