O representante especial do Departamento de Estado, Dilawar Syed, informou que a diplomacia norte-americana quer aumentar o investimento privado em Cabo Verde, na área tecnológica e com o apoio da diáspora cabo-verdiana. Para este diplomata, o país apresenta um forte potencial em relação as infraestruturas.
Esta informação foi avançada pelo representante especial do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América para os Assuntos Comerciais e Empresariais, afirmando que Cabo Verde tem um grande potencial no que toca às infraestruturas e às energias renováveis.
Para Dilawar Syed, Cabo Verde apresenta-se como porta de entrada em África, o que representa, uma vantagem estratégica para o arquipélago, juntamente com a sua forte diáspora nos EUA, a maior cabo-verdiana fora do país, estimada em mais de 200 mil pessoas.
Durante os dois dias da visita, o representante especial do Departamento de Estado dos EUA vai reunir-se com entidades governamentais cabo-verdianas, visitará o futuro Parque Tecnológico da Praia e várias pequenas empresas. No primeiro dia reconheceu desde logo a dificuldade sentida pelos empresários locais no acesso a financiamento para projectos.
“Há muitas boas intenções, mas as boas intenções precisam de ser executadas. É preciso trabalhar mais na vertente prática”, admitiu.
Fonte: EI // Ad: Redação Tiver