DIRECÇÃO DO HBS ADIA EXPLICACOES SOBRE MORTES DE RECÉM-NASCIDOS

A direcção do Hospital Baptista de Sousa (HBS), São Vicente, mandou cancelar uma conferência de imprensa que tinha prevista para a manhã de hoje sobre “o caso de óbitos de recém-nascidos ocorridos no HBS”.

Trata-se, com efeito, do segundo adiamento da citada conferência de imprensa em 48 horas, pois a primeira tinha sido convocada para o passado sábado, 20, mas foi cancelada devido a “imprevistos”, tal como informou a assessoria de comunicação aos jornalistas que se deslocaram ao hospital.

Na nota da mesma assessoria da manhã de hoje lê-se que a conferência remarcada para as 10:00 de hoje foi também cancelada e que, posteriormente, vão agendar uma nova data.

O Ministério da Saúde anunciou no dia 16 a realização de um inquérito à morte, até então, de cinco bebés recém-nascidos, este mês, no HBS.

A investigação, conforme a mesma fonte, pretende apurar factos como os cuidados médicos, de enfermagem e de atendimento prestados às mães e aos bebés recém-nascidos, bem como as “boas práticas” de segurança e qualidade da prestação dos cuidados aos pacientes.

A intenção, também, é verificar os factores que estão na origem das mortes dos bebés e os procedimentos técnicos e administrativos adoptados na emissão dos atestados de óbito e ainda na comunicação com os pais e familiares.

Para essa investigação, o Ministério da Saúde disse ter nomeado uma equipa de especialistas nas áreas de gineco-obstetrícia, neonatologia e enfermagem, composta por profissionais do Hospital Agostinho Neto, da cidade da Praia, e da Direcção Nacional da Saúde, que deve apresentar um relatório até final deste mês.

Em Fevereiro, a directora do Serviço de Neonatologia do HBS, Cátia Costa, confirmou também a morte de outros cinco bebés recém-nascidos no mês de Janeiro, esclarecendo que as causas foram prematuridade e malformações congénitas.

No último fim-de-semana foi a vez do Presidente da República pedir uma “auditoria independente” para se investigar as causas das mortes dos sete bebés no Hospital Baptista de Sousa (HBS), no Mindelo, e se tomar medidas cabíveis.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *