DIRECTOR DA ESPG APONTA GARANTIA DE SEGURANÇA COMO MAIOR DESAFIO

O director da Escola Secundaria Pedro Gomes (ESPG) apontou a garantia da segurança e protecção dos alunos, professores e funcionários dentro do ambiente escolar como o maior desafio a ser ultrapassado nos próximos tempos.

Manuel da Luz Tavares falava em declarações à Inforpress, à margem do acto de comemoração do 37º aniversário da Escola Pedro Gomes que, este ano, teve como momento especial a cerimónia de homenagem de todos os antigos directores da referida escola.

“Neste momento, o maior desafio é a questão da segurança e durante a cerimónia de comemoração do aniversário terei a oportunidade de socializar com a escola um plano de segurança que estabelece a introdução de novas medidas para melhorar o ambiente de segurança para todos nós.

Acrescentou ainda que no âmbito desse plano prevê-se a instalação de novos equipamentos, que permitirão identificar os visitantes indesejáveis, pessoas com comportamentos desviantes e que visitam a escola com a intenção de prejudicar o património escolar e a comunidade estudantil.

“Já socializamos com diferentes membros da comunidade educativa da escola, Ministério da Educação, alguns serviços centrais e perspectivamos a sua implementação no próximo ano lectivo. Neste momento, o ambiente está tranquilo, mas nós devemos actuar na prevenção para que não haja nenhuma situação de insegurança”, indicou.

Ao fazer o balanço dos anos de existência da Escola Secundária Pedro Gomes, salientou que o balanço é muito positivo e que as acções que foram desenvolvidas permitiram colher bons frutos e contribuíram para a melhoria do sistema educativo cabo-verdiano.

Informou, por outro lado, que tendo em conta o contexto de manifestação dos professores e do não lançamento de notas no sistema ainda não é possível fazer um balanço do aproveitamento escolar do segundo trimestre do ano lectivo em curso.

Passados 37 anos, reconheceu que essa instituição de ensino secundário enfrenta outros desafios, com destaque para a utilização das novas tecnologias de informação, tendo adiantado que, neste quesito, a direcção da ESPG está a trabalhar no sentido de criar condições para a implementação de projectos importantes e com impactos na vida da comunidade estudantil.

“Brevemente iremos receber um lote de equipamentos informáticos do Ministério da Educação e um dos desafios que se colocam neste momento tem que ver com a tecnologias abrangência das aulas das TIC para todos os alunos desde o 9º ano até ao 12º ano. Vamos instalar, brevemente, uma sala com novos computadores e a escola vai passar a gerir o weblab 1 e contentor com equipamento sofisticado para aula de informática e robótica”, indicou.

O director da referida escola salientou, no entanto, que esses desafios vão sendo debelados consoante os apoios e as respostas que a escola vai recebendo da parte de diversos serviços para melhorar a sua capacidade de resposta.

A Escola Secundária Pedro Gomes é uma instituição de preparação técnica, científica, cultural e de formação humanista nos valores de responsabilidade, participação, tolerância e trabalho que, lado a lado com a comunidade, desenvolve um esforço partilhado de formação e educação.

Começou a funcionar no ano lectivo 1987/1988, como extensão do liceu Domingos Ramos de seguida anexo do Liceu Cónego Jacinto.

Depois de vicissitudes várias foi no ano lectivo 1997/1998, por portaria nº85/97, publicado no B.O. nº50/97 1º série de 29 de Dezembro, que o Governo cria através do então Ministério da Educação, Ciência e Cultura a Escola Secundária de Achada Santo António, denominado Escola Secundária Pedro Gomes e o respectivo quadro e por despacho do executivo de 06 de Maio de 1998 foi deferida a proposta de 24 de Abril, como o dia da Escola Secundária Pedro Gomes

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *