DOIS DOS PONTOS DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DO FOGO SERÃO EQUIPADOS EM 2023

A empresa Águabrava informou hoje que dois dos pontos de captação de água mais produtivos da ilha do Fogo vão ser equipados para entrar em funcionamento ainda no decorrer do primeiro semestre de 2023. Estas garantias foram dadas pelo diretor/delegado da Empresa Águabrava.

O equipamento dos dois furos, segundo o diretor/delegado da Empresa Intermunicipal de Águas, Águabrava, Rui Évora, encontra-se em curso e deverá ser concluído durante o primeiro semestre de 2023, sendo que a sua exploração e entrada em funcionamento vai reforçar o abastecimento de água a toda zona noroeste e norte de São Filipe e duas localidades do município dos Mosteiros, nomeadamente Atalaia e Ribeira do Ilhéu.

Os dois furos, situados na zona norte, fazem parte da campanha de perfuração e mobilização de água subterrânea da Águabrava, em curso neste momento, e prevê a realização de pelo menos cinco furos de prospeção de água.

Além dos três furos, dois na zona norte e um na zona sul, serão realizados mais dois furos para completar a empreitada, sendo um segundo na zona sul para o reforço da disponibilidade de água para a agricultura e pecuária, mas também para consumo urbano e um outro furo em Chã das Caldeiras para o reforço de segurança de abastecimento de água à população.

O prazo da campanha era de 11 meses, mas tendo em conta as condições geológicas da ilha era um prazo muito apertado e será ultrapassado em mais seis meses e até final do ano estará concluída a campanha de perfuração.

Enquanto isso a Águabrava, no quadro do projeto de adoção de água de Inhuco de Cima a Campanas de Cima, já concluído e com realização de cerca de 320 ligações domiciliárias, através da lista de beneficiários apresentada pela Câmara Municipal de São Filipe, vai adiantar com projeto de densificação da rede de distribuição de água às pequenas localidades ainda não estão cobertas.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *