ERIS GARANTE A SEGURANÇA DA VACINA ASTRAZENECA EM CABO VERDE

A Entidade Reguladora Independente da Saúde informou que a vacina contra a COVID-19 da AstraZeneca, retirada do mercado europeu, passou por rigorosas avaliações de qualidade e segurança antes da sua autorização de importação e utilização em Cabo Verde. A entidade tranquiliza quanto à segurança da vacina e acredita que o principal motivo da sua retirada do mercado seja realmente por questões comerciais.

Em conferência de imprensa, a directora da Regulamentação Farmacêutica da ERIS, Ester Oliveira, destacou os procedimentos rigorosos de avaliação realizados pela ERIS antes da autorização de importação e uso das vacinas, incluindo a vacina da AstraZeneca.

Quanto à retirada da vacina do mercado europeu, Ester Oliveira esclareceu que a decisão foi tomada pela própria empresa, alegando razões comerciais, e foi aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) em 7 de Maio de 2024.

Ester Oliveira sublinhou que a introdução e comercialização de qualquer medicamento no mercado nacional, quer seja fabricado no país ou importado, carece da autorização prévia concedida pela Entidade Reguladora Independente da Saúde. A Vaxzevria foi autorizada pela ERIS em Fevereiro de 2021 e fez parte das vacinas contra a COVID-19 utilizadas no âmbito do Plano Nacional de Vacinação contra a doença.

Essa responsável avança que de acordo com dados recebidos do Programa Alargado de Vacinação, o país recebeu um total de 559.000 doses da vacina, tendo administrado 420.000 doses. O último lote recebido foi em Fevereiro de 2022.

“Atualmente, o país não dispõe de estoque da vacina Vaxzevria e a autorização emitida, com validade de um ano, encontra-se caducada”.

Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *