O presidente da Confederação Africana de Atletismo, Hamad Kalkaba Malboum, chega esta madrugada ao país para a formalização do protocolo com as autoridades cabo-verdianas, visando a instalação do Centro Africano de Desenvolvimento do Atletismo no Estádio Nacional.
É que Cabo Verde foi selecionado, em dezembro de 2020, de entre outros países que concorreram, para acolher o centro, com o objectivo de, não só trabalhar para o desenvolvimento e internacionalização dos atletas cabo-verdianos e profissionais do desporto, mas também, para responder às necessidades dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.
Com a implantação deste centro, os atletas dos PALOP, que até o momento, recorrem ao Centro de Desenvolvimento de Dakar, Senegal, passam a trabalhar no Estádio Nacional, em Achada de São Filipe, onde vai ser instalada a nova estrutura do atletismo.
O Centro Africano de Desenvolvimento do Atletismo está também, projetado, para acolher os mais diversos eventos desportivos ligados ao atletismo, quer no plano competitivo quer formativo.
A delegação de alto nível da Confederação Africana de Atletismo que vem a Cabo Verde será ainda composta pelo seu director-geral, Lamine Faty e pelo director de desenvolvimento dos programas, Mohammed Aziz Daouda.
A direcção da Federação Cabo-verdiana de Atletismo considera que isto pode ser “o prenúncio de uma nova largada para o atletismo cabo-verdiano”.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver