O nono inquérito do afrobarometer revelou um aumento considerável de percepção da corrupção em Cabo Verde. A Polícia Nacional, referenciada pelos inquiridos como a instituição mais corrupta, enquanto as Forças Armadas afiguram-se como as mais credíveis.
Segundos dados divulgados hoje por José Semedo, director-geral da Afrosondagem, instituição que lidera a equipa da Afrobarometro em Cabo Verde, houve um aumento considerável da percepção da corrupção no país em todas as instituições inquiridas em relação a 2019.
A Polícia Nacional continua a liderar a lista das instituições apontadas por 25% dos cabo-verdianos como mais corruptas, seguida pela Assembleia Nacional 24%, pela Presidência da República e pelo primeiro-ministro.
De acordo com estudos, 20% da população considera que a maioria ou todos os integrantes destas instituições estão envolvidas em actos de corrupção, sendo que 47% dos inquiridos consideram que houve aumento de casos de corrupção.
Quanto ao desempenho das instituições, 72% dos cabo-verdianos avaliam, de forma positiva, o desempenho do Presidente da República em 2021, 60% em relação ao primeiro-ministro, ao passo que a performance baixa quanto ao desempenho da Assembleia Nacional, 47%.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver